20 dez, 2023


A construção civil brasileira a caminho da sustentabilidade escalável


Com a retomada do Novo Programa Minha Casa Minha Vida, o mercado da habitação por interesse social sustentável, trouxe de forma natural o resgate da escalabilidade sustentável da sua produção.

Tal fenômeno vem ocorrendo de forma clara, uma vez que está entre as principais regras para tirar do papel os milhões de projetos esperados, o cumprimento de prazos objetivamente previstos em cada uma das últimas portarias publicadas pelo Governo Federal.

Posto isso, o resgate de outros mercados, como o da indústria da inovação, vem aquecendo simultaneamente o planejamento urbano para os próximos meses.

E, dentro desse mercado, está a produção de habitação por interesse social sustentável em ritmo escalável.

A prova disso é que os próprios agentes financeiros têm certificado novos métodos construtivos aptos ao financiamento, criando novas oportunidades de negócios, assim como a geração de emprego e renda.

As novas formas de escalar na construção civil de habitação por interesse social têm exigido uma adequação das regras do programa, que, por sua vez, estão sedimentando o mercado de forma pujante.

Em um mercado que caminha em constante evolução, as empresas que se debruçam por um modelo de negócio sustentável e responsável vêm sendo valorizadas e terão seus resultados ainda mais potencializados.

A adoção de processos e procedimentos por parte dessas empresas não é apenas o discurso de adesão a uma prática ecologicamente eficaz, mas medidas que evitam, de maneira concreta, o impacto ambiental até então gerado e, em ato contínuo, geram números positivos de produtividade.

Para o caso da habitação por interesse social, esse caminho, que não tem mais volta, vai muito além, de tal sorte que os atores têm demonstrado não apenas a redução de gastos financeiros e impacto ambiental, mas imprimindo a consolidação de uma política pública em que a produção da moradia digna apresenta, além da resolução de um problema social, a ampliação da geração de emprego e renda constante e sustentável.